Pulp Magazines, o que você sabe sobre elas?

As Pulp Magazines ou Revistas de Polpa em português surgiram nos Estados Unidos por volta de 1900, com a Argosy. Tinham esse nome por serem confeccionadas a partir da polpa de celulose, o que as tornavam extremamente baratas (eram vendidas a dez centavos de dólar). Sem grandes pretensões, serviam apenas como entretenimento, sendo consideradas como baixa literatura. Exploravam o terror, a fantasia e a ficção cientifica entre outros gêneros. Outra marca deste tipo de publicação era a extravagância das capas que na maioria das vezes traziam mulheres seminuas acompanhadas de vilões com olhares perturbados, num claro golpe de sensacionalismo.

Os nossos queridos quadrinhos são na verdade uma evolução natural das Revistas de Polpa, isso porque diversos heróis (ou melhor, super!) surgiram em suas páginas. É o caso do Sombra, publicado em 1930. Um cruzado de capa bom de briga, que usava seus conhecimentos como detetive para solucionar seus problemas (Te lembrou alguém? Sei…) e ainda na mesma época, um tal de Gladiador, um camarada que possuía super força, super velocidade e possuía uma base gelada no Canadá… (Aí é sacanagem… logo no Canadá, onde estava a Luiza…). O Sombra tem ainda outra história curiosa, é que na verdade sua primeira aparição teria se dado no rádio, na voz de um cara chamado Orson Welles, um maluco que quase matou todo mundo do coração, em 1938, ao narrar (empolgadíssimo!) uma invasão alienígena pelo rádio, lendo “A Guerra dos Mundos”.

As Pulp também revelaram nomes que os nerds conhecem muito bem (ou pelo menos deveriam conhecer!). É o caso de Robert E. Howard, criador de Conan, que publicou a maior parte de seus contos na revista Weird Tales. E ainda Howard Phillips Lovecraft, considerado um dos grandes mestres do terror, tendo influenciado entre outros, o escritor Stephen King. Lovecraft também usou da mesma vitrine que o pai do bárbaro. Também podemos destacar outros autores como Isaac Asimov (Eu, Robô), Arthur C. Clarke (2001: Uma Odisséia no espaço), esses mais ligados a Ficção Cientifica.

No cinema as revistas foram homenageadas por Quentin Tarantino, em seu Pulp Fiction – Tempo de Violência (uma clara referência) e em De Volta para o Futuro I, onde George McFly, mostra-se um fã das Revistas Pulp, como podemos notar na impagável cena onde ele é abordado por Marty McFly, que se apresenta como “Darth Vader”, e ainda, no futuro (digo, presente…) criado pelo protagonista, seu pai torna-se um renomado escritor, impulsionado por este tipo de leitura.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (5 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 4 votes)

Pulp Magazines, o que você sabe sobre elas?, 10.0 out of 10 based on 5 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Robson Santos
Author: Robson Santos View all posts by
Robson Santos é formado em Letras (Português/Literatura), curte Quadrinhos, Cinema, PodCasts e Cultura Nerd em geral.
  • Gigio Ramone

    Excelente matéria professor, seja bem vindo.

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • robson

    Obrigado Gigio, estou muito feliz em estar na equipe e já me sentindo em casa.

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Cara que texto bacana!
    Fico muito feliz com sua participação no site, parabéns!

    Valeu

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • HORROR ETERNO A TODOS!

    Eu sou mega fã deste tipo de quadrinhos, principalmente os chamados Atomic Horror, com uma pegada SCI-FI trash vivenciada na guerra fria. Curto muito também a obra baseada nos Zumbis clássicos, pré George Romero. 
    Tem um Blog que leio e recomendo a todos que sabem Inglês:
    http://thehorrorsofitall.blogspot.com.br/

    Um abraço
    Bruno Gunter

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Robson Santos

     Olá Bruno, obrigado por seu comentário. Acredito que você vá gostar também do próximo texto que estou preparando. Um abraço e volte sempre!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Pingback: Especial Robert E. Howard – Parte I | VIDA BETA()