O Golem de barro

golem_cO Golem – É um ser mitológico judaico,  concebido com a utilização dos quatro elementos (fogo, terra, água e ar), através de conhecimento cabalístico. Criado em 1580 pelo Rabi Yehuda Loevy, em praga, conhecido como o Maharal de Praga.

Conforme a lenda, ele é perigoso, desajeitado e sem controle (pode destruir até mesmo seus amos).  A criatura não pode falar porque esse “dom” é privilégio exclusivo das almas Divinas. O objetivo principal para sua criação, era proteger os judeus ameaçados de extermínio, contudo após a salvação para qual foi designado, sua existência perde o sentido.

Quem visita Praga na República Checa, pode entrar na sinagoga do Maharal, local provável onde ele está enterrado (conforme a lenda). Não há nenhuma analogia com Frankenstein, “ele representa uma lenda em torno do terror onde cenas macabras transformam qualquer sonho em pesadelo.”

Você pode obter mais informações assistindo ao filme abaixo, como diria Silvio Santos:

der_golemEu não vi, mais falaram que é muito bom 🙂

“Colocado junto aos clássicos do Expressionismo Alemão que fizeram história (M e O Gabinete do Dr. Caligari entre eles), O Golem terminou injustamente ofuscado por obras do mesmo período, transformando-se numa espécie de relíquia cobiçada por colecionadores e estudiosos de Cinema.”

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u924.shtml
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/golem.html

_________________________________________________________________________

edubEduardo Roque
vidabeta@vidabeta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.2/10 (6 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +6 (from 6 votes)

O Golem de barro, 9.2 out of 10 based on 6 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Eduardo Roque
Author: Eduardo Roque View all posts by