Filme: Alexandre o Grande

O filme Alexandre o Grande, é um ótimo épico, cheio de efeitos especiais que colaboram para contar a história desse ícone, que foi o maior conquistador do mundo, tendo em suas mãos, praticamente 90% do planeta. O diretor Oliver Stone já é conhecido por fazer biografias com embasamento e profundidade, consegue sustentar de forma brilhante essa complexa produção, assim como fez em JFK, Nixon e Alexandre.

Antes de falar sobre o fator histórico, vale ressaltar que o narrador é ninguém menos que Anthony Hopkins, já Colin Farrell encarna Alexandre o Grande com seu  bissexualismo (fato que não era escondido, ele mantinha relações com homens e mulheres, sexualidade muito explorada no filme, evidenciando uma prática comum da época).

alexandre_o_grande_cavalariaExcelentes batalhas são apresentadas, como não poderia deixar de ser, a primeira por exemplo, contra o exército do rei Dario é fantástica, com táticas exemplares que direcionam o espectador para compreender melhor o general impressionante que ele foi. Uma das mais fascinantes personalidades da história, lendário estrategista, em sua época, sua fama foi tão grande que chegaram a supor um parentesco direto com Zeus, lider dos Deuses do Olimpo.

Com a morte de seu pai (lembrando que ele foi suspeito de matar seu progenitor), aos vinte anos se tornou o novo rei da Macedônia. Por incrível que pareça com essa pouca idade, já tinha conhecimentos políticos e militares. Inclusive aos 16 anos, assumiu temporariamente o reino e posteriormente auxiliou o pai na batalha Queroneia, liderando a cavalaria.

Teve como preceptor (pessoa incumbida de acompanhar e orientar a educação de uma criança ou de um adolescente), o filósofo Aristóteles, recebendo uma sólida formação social, se tornando culto e sofisticado, embora extremamente violento quando necessário.

Liderando seu exercito com milhares de homens, ele atravessou a Ásia Menor, em 334 a.C.. Em sua essência a grande maioria dos guerreiros, eram formados por macedônios e Gregos, contudo, sábios viajavam junto com o grupo, para estudar a fauna e flora,  cartografando o terreno. Suas aulas com  Aristóteles, contribuíram para essa curiosidade científica!

hewwApós conquistar a Ásia Menor, lutou contra a Síria, derrotando o exército persa na batalha de Isso. Dominou com primor posteriormente Tiro, uma cidade portuária que até aquele momento era considerada inconquistável. Milhares foram mortos e outros se tornaram escravos, essa era sua metodologia para todos que resistiam ao seu domínio.

Ao avançar para o Egito, curiosamente não encontrou nenhuma resistência, pois para os egípcios, o conquistador era considerado como um libertador que livraria o povo do domínio persa. Dessa forma, os sacerdotes demonstraram sua gratidão, tornando Alexandre faraó (considerados Deuses para eles).

A cidade de Alexandria, que se tornaria uma das maiores bibliotecas e centro cultural nos séculos seguintes, foi fundada nessa ocasião da conquista do Egito.

colin_farrell_alexander_interview_topSeu próximo destino foi a Mesopotâmia, nessa batalha, o inimigo além de uma exército mais numeroso, contava ainda com elefantes, no filme, podemos constatar a derrota dos persas após uma sangrenta batalha, existem relatos que o rei Dario 3º obrigou os homens a se alistarem para guerra, deixando todos desmotivados para o combate.

O exército de Alexandre passou pelas cidades da Babilônia e de Persépolis. Alexandre ainda, manda queimar essa última por vingança (Atenas a mais de 150 anos antes, fora destruída pelos persas).

Alexandre tinha uma ambição sem limites, não importava suas conquistas, nunca era o bastante. Ele decide invadir a Ásia Central chamada hoje em dia de Afeganistão, na direção da Índia do Norte. Ele só conseguiu conquistar parte da região após três anos de muita luta e sangue. Mas os soldados macedônios e gregos estavam cansados de tantas batalhas e a contragosto, Alexandre em 325 a.C, foi obrigado a abandonar seus planos!

Mesmo vencendo tantas guerras, ele morreu em 323 a.C aos 32 anos por uma febre (existe ainda hoje, muita discussões sobre o real motivo). Nesse contexto, o enorme império acabou se dividindo em pequenas partes, os generais de Alexandre acabaram governando a Macedônio, Síria e Egito os maiores reinos que sobraram!

—————————————————————————————————————————–

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 6.8/10 (5 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +5 (from 5 votes)

Filme: Alexandre o Grande, 6.8 out of 10 based on 5 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Eduardo Roque
Author: Eduardo Roque View all posts by