A Cidade histórica de Jerusalém

Jerusalém está localizada nas montanhas da Judéia, entre o mar mediterrâneo e o mar morto em Israel, capital declarada (sem reconhecimento da comunidade internacional) do país e sede do governo.  Lá podemos encontrar locais sagrados para três das principais religiões do mundo, o (1) Judaísmo, o (2) Islamismo e o (3) Cristianismo. Inúmeras invasões ocorreram na cidade sagrada, guerras ditas “santas”,  por Persas, Romanos, egípcios, etc…

É uma das cidades mais antigas do mundo, Jerusalém foi sitiada 23 vezes, destruída duas vezes, 52 vezes atacada e capturada/recapturada 44 vezes. Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias Israel anexou o leste de Jerusalém. Por esse motivo o país, tem sido condenado pelas Nações Unidas e órgãos relacionados. A Palestina por sua vez, vislumbra o leste como a capital do seu futuro Estado. Por uma resolução 478 do “Conselho de Segurança da ONU”, oficializou-se retirar todas as embaixadas estrangeiras em Jerusalém. Atualmente não existem embaixadas nos limites da cidade!

(1) Judaísmo = Jerusalém para os judeus é sagrada desde que o Rei David a proclamou como sua capital no 10º século a.C. Foi o local do Templo de Salomão. Uma curiosidade, ela é mencionada na Bíblia Judaica 632 vezes!

(2) Islamismo = É considerada como a terceira cidade sagrada, antes de ser trocada por Caaba em Mecca. Para os muçulmanos Maomé foi transportado por milagre em uma noite de Mecca para o Monte do Templo em Jerusalém.

(3) Cristianismo = Existem referencias de Jerusalém no antigo testamento, por sua significância na vida de Jesus, “de acordo com o Novo Testamento, Jesus foi levado para Jerusalém logo após seu nascimento e depois em sua vida quando limpou o Segundo Templo.”

Judeus: 464.500 (67%)
Não-judeus: 228.700 (33%)
Idioma:
Hebraico
Religião predominante: Judaísmo

_________________________________________________________________________

edubEduardo Roque
vidabeta@vidabeta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.4/10 (8 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +8 (from 8 votes)

A Cidade histórica de Jerusalém, 9.4 out of 10 based on 8 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Eduardo Roque
Author: Eduardo Roque View all posts by