Reuniões pelo mundo

Na Alemanha são cultivados hábitos simples e a pontualidade. Sempre formais, objetivos e práticos as pessoas de negócios se tratam pelo título ou sobrenome. Muito diplomáticos, mas defendem suas idéias com muita energia. Prezam a razão custo/benefício, valorizando a relação preço e qualidade dos serviços e produtos. Vai ein Sauerkraut.

Os americanos são pontuais e ainda mais práticos que os alemães. Planejamento, eficiência e organização são muito importantes no EUA. E mesmo com opiniões firmes, praticam bastante a flexibilidade ao ponto de mudar de posição, desde que sejam bons argumentos. Thank you, uncle Sam.

Um tratamento formal em torno de um almoço de duas horas é o jeito dos franceses. Na França não poderia ser diferente. As hierarquias são verticais e a cadeia de comando burocrática acaba diminuindo a velocidade da decisão. A comida é tão boa que o encontro de negócios dura um dia inteiro.  Oui monsieur.

Já é bem conhecida a pontualidade britânica, mas o que poucos sabem é que o “follow-up” dos ingleses é feito de forma enxuta e sintética. Raciocínio simples é questão de elegância. A simplicidade os leva á usarem o primeiro nome e sem preocupações exploram todos os aspectos da negociação. So in England afternoon tea is the 5.

Mesmo que o norte da Itália seja de muita seriedade, alguns atrasos são mais tolerados. O espaço privado é mais aberto e, com um tom de simpatia, perguntas pessoais podem surgir. Em meio aos gestos na hora falar os italianos valoriza a simpatia durante as reuniões. Sarà una pizza grande ragazzo.

Na terra do sol nascente as negociações costumam demorar mais que as européias ou americanas. O planejamento a longo prazo é muito praticado no Japão. Durante as negociações os japoneses trocam cartões empresarias, por isso ao receber um cartão, ofereça o seu em troca e faça uma reverência tradicional. Por motivos culturais o coletivo é privilegiado sobre o individual. それは名誉の問題です.

E no Brasil nossa disposição natural para agradar, expressa na forma como agimos com os estrangeiros em geral, certamente trará simpatias e facilitará as coisas na hora de fechar negócios. Somos dedicados e nos adaptamos muito facilmente as necessidades dos clientes e parceiros de negócios. Vai Brasil, é penta!

 

 

..Claudio Andrade precisa de um cartão visita.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)

Reuniões pelo mundo, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Claudio Andrade
Author: Claudio Andrade View all posts by
Amante de cinema, Ouvinte de podcast, Fã de HQs e Estudante da vida. Sou Pai, Marido, Irmão, Melhor Amigo e Apaixonado pelo Lado Bem da Vida.