Guia dos Cursos de Computação

Chega o segundo semestre, e pra muita gente é hora de pensar em escolher um curso superior pra começar em 2013. Com a popularização da tecnologia, redes sociais e a vida online como um todo, a procura por cursos de computação cresce a cada dia. Com um déficit de mais de 10.000 vagas, o mercado cada vez mais procura por profissionais com essa formação.

Mas e aí? Qual curso optar? Você sabe a diferença entre os três principais cursos nesta área? Vamos então conhecer as opções mais populares: Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Engenharia da Computação

Com um pé na Engenharia Elétrica, o curso de Engenharia da Computação tem um maior enfoque na área de desenvolvimento de hardware. Muito comumente, os profissionais formados neste curso, quando optam por trabalhar com software, tendem a trabalhar com desenvolvimento de software embarcado. Pra quem não sabe, software embarcado é o software que vai em equipamentos eletrônicos (de calculadoras até relógios, passando por geladeiras e controles de alarmes). Há também aqueles que optam pela área de redes, em projetos de redes de empresas locais ou em larga escala tais como campus universitários e também em projetos de automação industrial. Dos três cursos citados no post, este é o que tem maior “carga” de disciplinas como Matemárica, Física e até um pouco de Química.

Ciência da Computação

 Também chamado de bacharelado em informática ou ciências da computação, tem um foco maior no desenvolvimento de software. Os estudantes geralmente trabalham com linguagens de programação de baixo e alto nível (baixo nível = linguagem mais próxima da máquina, alto nível = mais próxima da linguagem humana). Estudam também conceitos como sistemas operacionais e o funcionamento de sistemas computacionais. Diz-se que a Ciência da Computação foca no desenvolvimento da própria computação, na elaboração de novos algoritmos científicos, inteligência artificial, novas técnicas de desenvolvimento e linguagens. Também tem uma carga razoável de disciplinas ligadas, principalmente, a Matemática e Física.

Sistemas de Informação

Também conhecido como Análise de Sistemas. É um curso bem mais voltado para a aplicação da computação do que seu estudo em si. Há a presença majoritária de linguagens de programação de alto nível, com uma carga maior em arquiteturas de software e metodologias de desenvolvimento. Muito comumente, o curso engloba disciplinas relacionadas a administração de empresas e gerência de projetos. O aluno também tem noções de conceitos importantes como Bancos de Dados, Web e Redes. Geralmente foca nas tecnologias que estão em alta na atualidade, preparando o aluno para entrar diretamente no mercado. Dos cursos citados, é o que tem menor carga de disciplinas ligadas a parte de Matemática (ou as possui em sua grade com uma carga horária reduzida).

Uma dica, independente de qual curso você esteja de olho, é a onipresença da língua inglesa. É VITAL que você a domine (ou “se vire bem”) o inglês, principalmente no quesito leitura e escrita. As melhores literaturas, os melhores sites, os melhores profissionais a utilizam. As ferramentas de desenvolvimento e suas respectivas documentações SEMPRE vem em inglês.

Espero que tenham gostado do post e façam bom uso das dicas! O mercado espera vocês 😀

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)

Guia dos Cursos de Computação, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Rafael Toledo View all posts by
Programador, sobrevivente do curso de Sistemas de Informação. Músico e pseudo-blogueiro. Degustador de podcasts.
  • GrennySouza

    Muito boa a explicação Rafael, eu sempre resumia as coisas assim:

    Engenharia = Hardware
    Ciência = Pesquisa
    Sistemas de Informação = Software

    Você acha que os cursos tecnológicos de TI podem ser encaixados na área de Sistemas de Informação, ou depende do curso?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Na minha opinião, os cursos tecnológicos (geralmente com duração reduzida pra 2,5 a 3 anos) direcionam a vastidão que é o curso de sistemas de informação. Mas isso é bastante relativo também, já que muitas vezes o curso de Sistemas de Informação é direcionado também… acredito que seja como um curso de SI com a carga teórica bem mais “enxuta”.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • GrennySouza

    Ah sim, na minha cabeça era isso mesmo ^^

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Esse Rafael não está de brincadeira!
    Muito informativo, parabéns…

    Valeu

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)