hellblade senua's sacrifice

Hellblade Senua’s Sacrifice – Uma imersão completa em Transtorno Psicótico

Hellblade Senua’s Sacrifice é um jogo lançado pelo estúdio britânico Ninja Theory. Seu diferencial é conseguir criar um ambiente totalmente imersivo, ao adotar um assunto tão pouco desenvolvido, como a esquizofrenia. Apesar de muitos filmes e games terem buscado passar esse sentimento, nenhum conseguiu resultados tão positivos quanto a desenvolvedora. Entenda como o jogo consegue inovar ao apresentar esse conceito, e de que forma penetra na mente de seus jogadores.

Entenda como Hellblade te faz sentir todas as sensações do distúrbio esquizofrênico!

Em Hellblade Senua’s Sacrifice controlamos Senua, uma guerreira celta. Ela vai embarcar em uma jornada pelas terras nórdicas, para ressuscitar seu noivo, após este ter sido morto por guerreiros Vikings. Apesar da personagem possuir um objetivo, esse não é o principal ponto do jogo. Seu principal desafio é encontrar uma forma de lidar com todas as alucinações e vozes que assombram a personagem.

Hellblade te faz ficar na pele da personagem, sentir seus medos e angústias!

hellblade senua's sacrifice

Senua sofre de esquizofrenia e psicose, e portanto apresenta sintomas de ansiedade e depressão. O tempo todo ela é bombardeada por diferentes vozes que se manifestam em sua mente, e delírios visuais, que tornam essa experiencia intensa. O uso de fones de ouvido se faz extremamente necessário. Isto pois todo o jogo foi feito de forma a passar exatamente o que a personagem ouve para nós. Então você irá ouvir vozes te encorajando e te diminuindo, que vem de todos os lados, exatamente como se estivesse na sua mente. Isso só foi possível pois o estúdio utilizou um microfone binaural. Este aparelho consegue interceptar as vozes de diferentes direções e transmitir em ângulos distintos.

Outro fator bastante trabalhado no Hellblade Senua’s Sacrifice foi o cenário. A todo momento estamos em um constante intermédio entre realidade e fantasia. Assim como os esquizofrênicos, somos munidos por distorções e imagens irreais, que vão se intercalando ao longo de sua jornada. As cores utilizadas apenas ajudam a intensificar o sentimento, criando uma atmosfera angustiante para o jogador.

Trabalharam com pacientes esquizofrênicos para desenvolver o jogo

Para que o estúdio conseguisse atingir o objetivo de imersão completa, ele trabalhou em conjunto o especialista em psicologia da Universidade de Cambridge, Paul Fletcher. Ainda, ele contou com o auxílio um grupo de pacientes esquizofrênicos, para ter amplo entendimento de como o distúrbio se manifesta e, assim, criar algo completamente fiel. Foi dessa forma que descobriram que pacientes com distúrbio psicológico possuem mais tendências à depressão e suicídio, devido às vozes, muitas vezes negativas, em sua mente.

Uso de técnicas inovadoras para dar profundidade à experiência do jogador

hellblade senua's sacrifice

Além dos fatores mecânicos, a Ninja Theory também buscou transmitir todo o sentimento de medo e angustia de Senua. Portanto, ela desenvolveu um sistema de captura de movimento em tempo real, utilizando uma pessoa concreta, para interpretar a personagem. Melina Juergens, a editora de vídeo do estúdio, foi quem deu vida à todas as expressões, reais, de Senua. Você consegue perceber essa busca pela realidade, através dos olhares e expressões da guerreira.

Uma ideia interessante foi a desenvolvedora alertar sobre a mancha preta no braço de Senua. No começo do jogo aparece um alerta informando que cada vez que você morrer a mancha irá se espalhar. Todavia, quando chegar a cabeça, todo o seu progresso será perdido e você terá que recomeçar o jogo. Apesar de ser um falso anúncio, ele serviu para que o jogador sentisse medo e angustia de algo irreal, igual a personagem.

Hellblade Senua’s Sacrifice tem uma média de duração de 6h a 8h. Ele promove uma imersão completa para o jogador durante todo o momento. É interessante mencionar que, o jogo se tornou o maior destaque do estúdio, que contava com apenas 20 funcionários, podendo ser comparado há um jogo de uma desenvolvedora AAA. Apesar do foco central na narrativa, o game consegue ornar a história com momentos de combate e exploração bem posicionados.

Você curte games com foco na história a ser desenvolvida? Então você precisa conhecer Vampyr e ver, também, os maiores destaques da E3 em 2018. Tem muitos games de peso este ano!

Sobre o Transtorno Psicótico

A psicose e esquizofrenia são distúrbios psicológicos que afetam a mente da pessoa tirando seu contato com a realidade que a cerca. Eles misturam realidade e fantasia, trazendo pensamentos desorganizados, delírios e alucinações que podem ser totalmente agressivos para quem os possuí. Esse transtorno psicótico acaba acarretando, muitas das vezes, em casos de suicídio. Por isso, realizar um acompanhamento médico, com especialistas experientes, é essencial. Sabia que o Plano de saúde fornece toda a cobertura necessária para qualquer tipo de transtorno psiquiátrico e mental? Com ele você garante atendimento psiquiátrico, ilimitado, sempre que precisar. Garante acesso à consultas, tratamentos e internações pagando apenas uma pequena mensalidade por mês. O convênio é realmente vantajoso, não te deixando a mercê de filas longas, igual o atendimento público, e nem cobrando valores exorbitantes por cada consulta. Confira aqui quais os critérios necessários para ter acesso à essa cobertura completa, e comece já a cuidar mais da sua saúde!

CRITÉRIOS DO PLANO DE SAÚDE PARA TRATAMENTO PSICOLÓGICO!

 

 

Deixe uma resposta