Breve História do Futebol nos Games

Hoje em dia, o futebol é um dos tipos de jogos preferidos naquela reunião de amigos em torno do console (ou mesmo do PC). Com jogabilidade cada vez mais realista, esses jogos muitas vezes nos impressionam com seu nível de detalhes.

Mas você sabe como começou essa história? Confiram alguns jogos que fizeram história e marcaram muita gente!

Pele’s Soccer (1981)

Durante o início da década de 1980, o Atari 2600 dominava o mercado de games e, naturalmente, Pele’s Soccer ganhou uma visibilidade imensa. Apesar de bastante primitivo, o jogo tornou-se um dos primeiros títulos massivamente populares dedicados ao futebol. Como você pode ver na imagem, é meio difícil saber qual retângulo representava o Pelé. Apesar do visual “tosco” para a época de hoje, na época ele oferecia boa diversão com modos para 1 ou 2 jogadores (e a inteligência artificial foi bastante elogiada na época).

Football Manager (1982)

Football Manager de 1982 iniciou um novo gênero de jogos de computador, o simulador de gerenciamento de times de futebol. Ele rapidamente tornou-se um jogo cultuado e um grande sucesso para o computador Sinclair ZX Spectrum.

Soccer (1987)

Soccer não é exatamente um jogo inovador, mas se tornou bastante popular no NES no final da década de 1980. Como a Nintendo expandia seu mercado massivamente nessa época, o jogo acabou se espalhando. Apesar da física e Inteligência Artificial bastante primitivas, o jogo foi um dos primeiros do movimento que fez os consoles começarem a competir com os arcades. E fica bastante visível que, na década de 1980, o desenvolvimento de jogos evoluía a passos bem mais lentos que hoje em dia. Ah e vale lembrar que tinha a dancinha das cheerleaders no intervalo hehehehe!

Kick Off (1989)

No final da década de 1980, início da década de 1990, os jogos de futebol começaram a enfatizar simplesmente a diversão. Os jogadores tornaram-se menores e a bola rolava mais rápido, deixando o jogo mais intenso. Essa transição ficou bastante evidente com o Kick-Off, o primeiro jogo a utilizar uma visualização top-down. Ao contrário dos outros jogos, a bola não ficava “grudada” nos pés dos jogadores, exigindo mais habilidade. Também foi o primeiro a utilizar o conceito de “individualidades”, com cada jogador tendo uma combinação única de atributos de Passe, Vigor, Precisão e Agressividade.

Sensible Soccer (1993)

Este foi o primeiro jogo a desafiar a supremacia da série Kick-Off. Também adotando uma visualização top-down, possibilitava uma melhor visualização do campo de jogo. O controle foi aprimorado em relação ao Kick-Off, melhorando consideravelmente a dinâmica de jogo. Foi um dos primeiros a adicionar o conceito de ligas personalizadas, possuindo ainda um total de 168 equipes que podiam ser personalizadas. Cada equipe tinha três jogadores “estrelas”, que tinham seus atributos superiores aos demais.

Fifa International Soccer (1994)

Dando início aquela que seria uma das maiores franquias de futebol de todos os tempos, o Fifa International Soccer chegou em 1994 no Super Nes. Aproveitando-se da potência do console, ele possuía câmera isométrica e foi o primeiro jogo a conseguir o licenciamento da Fifa para utilizar os nomes reais dos jogadores.

International Superstar Soccer (1994)

Em 1994 tivemos uma grande revolução feita pela Konami com o primeiro jogo da série ISS (Perfect Eleven no Japão). O jogo tinha tudo: bons controles, gráficos, IA desafiadora, dinamismo. Todos ficaram impressionados com o nível de realismo em ISS. Com toda certeza, ISS foi o jogo de futebol 2D que chegou mais longe. Até hoje é tido como referência do gênero.

Virtua Striker (1994)

O primeiro jogo 3D de futebol foi o Virtua Striker, desenvolvido pela Sega. Ele foi desenvolvido para arcade e oferecia jogadores detalhados com animação fluída. A jogabilidade é um pouco rígida, mas não compromete o jogo, que acabou se tornando uma das franquias mais conhecidas no mundo. Nesta primeira versão, o jogo contava com 18 equipes internacionais e contava com um sistema simples baseado em 3 botões.

Actua Soccer (1995)

Este foi o primeiro jogo na popular série Actua. Ele tentava reviver a sensação dos arcades 2D em um ambiente 3D. Ele tinha como característica a possibilidade de até 4 jogadores ao mesmo tempo no mesmo PC, e foi o primeiro a introduzir os conceitos de diversas câmeras, replays, etc. Todo esse ambiente colocava o jogador em uma atmosfera nunca vista antes.

Fifa Road to World Cup ’98 (1998)

Com uma trilha sonora marcante – com Song 2 do Blur dentre outros -, FIFA Road to World Cup ’98 tinha uma engine gráfica aprimorada, 16 estádios diferentes e o popular modo de jogo “Road to World Cup” com todas as seleções licenciadas na Fifa.

Winning Eleven 3 (1998)

Este jogo, apesar de não ser exatamente inovador, popularizou-se de uma forma estrondosa, com suas versões posteriores, iniciando uma leva enorme de jogos não-oficiais, devido à sua estrutura de fácil modificação por parte dos “hackers” da época. Quem nunca jogou “Paulistão”, “Brasileirão” ou mesmo “Libertadores” no Playstation? Além disso, temos a clássica “Master League”, onde você começa com um time de desconhecidos e vai gerenciando seu time ao longo de diversas temporadas.

Pro Evolution Soccer (2001)

Pro Evolution Soccer (Playstation 2) foi a primeira versão daquele que viria a ser o grande concorrente da série Fifa, sendo a sucessora da série Winning Eleven da Konami. Oferecia goleiros mais inteligentes, realismo aprimorado, sistema de passes e um sistema de chute desafiador.

Football Manager (2005)

Desenvolvido pela Sports Interactive, Football Manager para PC incluía uma interface atualizada, uma engine de jogo refinada, notícias internacionais dos jogadores, fotos dos agentes e várias outras características. Foi a confirmação da popularização desse tipo de jogo.

E agora?

Para esse segundo semestre, temos o aguardado lançamento de Fifa 13 PES 2013, que prometem novamente revolucionar o gênero. E você? Tem algum preferido? Faltou alguém na lista?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Rafael Toledo View all posts by
Programador, sobrevivente do curso de Sistemas de Informação. Músico e pseudo-blogueiro. Degustador de podcasts.
  • GrennySouza

    Sem dúvida, minha habilidade futebolística nos video games (que parou no Playstation rs) veio das milhares de horas que passei na locadora jogando International Superstar Soccer Deluxe.

    E todo mundo sabe que o Allejo jogava muito mais que o Pelé! =P

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Superstar Soccer Deluxe, esse eu jogava…hahaha Velhos tempos 🙂
    Parabéns Rafael

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Caraca, fazíamos (eu e uns colegas) campeonato de International Superstar Soccer, eram horas e horas jogando… Bons tempos realmente. Veja que coincidência, essa semana comprei o PES 2012 e fiquei decepcionado. O gráfico é realmente maravilhoso mas você só controla um jogador, é isso mesmo? Alguém tem ideia? É que nas versões anteriores não era assim… Alguém sabe alguma coisa?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)