Angry Birds: de Onde Surgiu Essa Febre?

Olá leitores, como estão?

No último dia 22 de março foi lançada a versão Space do game Angry Birds. Em apenas 3 dias da data de seu lançamento, o game alcançou um total de 10 milhões de downloads. Mas como explicar tamanho sucesso? De onde surgiu essa franquia tão rentável?

O game é produzido pela Rovio, empresa fundada em 2003 em Espoo (Finlândia). Da sua fundação até o sucesso de Angry Birds foi um longo caminho, tendo seu foco na maior parte do tempo em jogos para a plataforma J2ME (aqueles joguinhos que você tinha no seu celular uns 3 ou 4 anos atrás) e, posteriormente, arriscando em jogos para iOS (do então recém lançado iPhone) e N-Gage (o bizarro celular / videogame da Nokia). Nesse período pré-Angry Birds, o trabalho de maior destaque foi o port de Need for Speed Carbon para plataformas J2Me, em 2006.

Mas e então? Quando os pássaros nervosos entraram na história?

No ano de 2009, a Rovio já percebendo o declínio em que se encontrava a plataforma J2ME, resolveu focar no desenvolvimento para iOS. Dessa forma, realizaram uma reunião para colher ideias para novos jogos. Uma das ideias que surgiu foi um quadro montado pelo designer Jaakko Iisalo, que mostrava pássaros redondos, sem desenho de asas ou membros. Como inicialmente não havia qualquer ideia sobre como seria o jogo, os desenvolvedores resolveram focar nos personagens para criar um novo jogo, já que a simpatia dos personagens tinha empolgado praticamente toda a equipe. Ao começar o desenvolvimento, foi adotada uma mecânica de jogo muito parecida com o jogo Crush the Castle, que tinha sido lançado naquele mesmo ano de 2009. Para a escolha dos inimigos, escolheram o porco, já que o mundo vivia aquele impasse e preocupação sobre a gripe suína.

Imagem das primeiras versões de desenvolvimento de Angry Birds

A versão inicial da franquia, lançada inicialmente para o iPhone em dezembro de 2009, teve o custo de aproximadamente US$100.000 e, em pouco tempo, se popularizou. Com isso, o jogo acabou sendo desenvolvido também para outras plataformas,  rodando hoje em Maemo, MeeGo, HP webOS, Android, Symbian^3, Series 40, PSP/PS3, Mac OS, Windows, WebGL, Windows Phone 7, Google Chrome, Blackberry, Bada e até Facebook.

Em 2010, foi lançada uma versão especial chamada Angry Birds Halloween, que posteriormente virou o Angry Birds Seasons, segundo jogo da franquia. Já em 2011, em parceria com a 20th Century Fox, foi lançada a versão Angry Birds Rio para promover o novo filme.

Já agora, em 2012, a Rovio anunciou que estava fazendo uma parceria com a Nasa para o desenvolvimento de Angry Birds Space, que adicionou novos elementos (como campos gravitacionais) e modificou o visual dos personagens, mostrando fases que se passam no espaço sideral.

Hoje em dia Angry Birds se tornou tão popular que patrocina o piloto de Fórmula 1 Heikki Kovalainen!

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado do post. Comentem, palpitem, e joguem Angry Birds!!!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)

Angry Birds: de Onde Surgiu Essa Febre?, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Rafael Toledo View all posts by
Programador, sobrevivente do curso de Sistemas de Informação. Músico e pseudo-blogueiro. Degustador de podcasts.
  • Rafael,

    Instalei essa semana a versão “Space do game Angry Birds”, no Android.
    – Achei muito bacana, principalmente por criarem uma jogabilidade “um pouco diferente do anterior”!

    Valeu

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • É um jogo muito viciante e acredito que o tanto sucesso tem haver com a semelhança que Angry Birds nos remete de games dos anos 80 inicio dos 90, onde tínhamos um jogo de acertar os patos com uma arminha,a temática é semelhante, mira!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • camila macedo telles

    adorei o angry birds eu tenho no meu tablet meu irmao gosta de jogar nele meu irmao ate gosta o passaro de gelinho no angry birds space

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)