Sites para Aprender um novo Idioma Online!

Você provavelmente já pensou em aprender um novo idioma, mas acabou desistindo pelo fato de procurar uma escola de idiomas… toda aquela burocracia de sempre: você sentado e o professor falando, apostilas nem sempre didáticas e, o pior, professores nem sempre preparados.

Em um mundo onde cada vez mais a Internet se mostra onipresente, por que não se aprofundar em um novo idioma, e expandir seus horizontes na rede? E por que não aproveitar-se da própria rede para isso? Foi pensando nisso que fiz uma pesquisa sobre alguns sites muito interessantes que podem lhe ajudar a aprender um segundo (ou por que não terceiro) idioma.

O site é estruturado em grupos de discussão sobre temas diversos, desde o aprendizado do idioma em sua forma pura até temas diversos como cultura e meio ambiente. Os alunos gravam mensagens em áudio e enviam para o grupo, como se estivessem em um podcast sobre o tema. É possível transcrever o que foi dito e acrescentar ao áudio. Há também grupos de leitura e interpretação de textos.

É um serviço pago, mas é possível utilizar a versão de teste. O site oferece grande quantidade de aulas, a maioria delas em áudio. Você pode comprar o curso que lhe interessa mais e fazer os exercícios quando quiser.

O Palabea possui um aplicativo de chat próprio. Parece bastante uma rede social e permite o upload de fotos e vídeos. A troca de idiomas se dá por aulas gravadas, fotos e podcasts, e o usuário pode carregar documentos com exercícios. O site possui um espaço para novidades e eventos, com fóruns de discussão e grupos de estudo, além de um mapa que aponta quantos usuários do site moram em cada país. Há também um ranking para os professores mais populares e um termômetro de humor.

Oferece cursos de francês, alemão, italiano e espanhol, trabalhando com sistema de pontuação. Você tem duas chances para acertar cada exercício, caso contrário, o site completa a resposta para você. Há um sistema de busca especial no site que traduz qualquer palavra (nos idiomas suportados) automaticamente. Existe também a opção de adicionar amigos, enviar mensagens e consultar o perfil dos usuários. O site encoraja a postagem de fotos e o desenvolvimento de relações entre os usuários.

O Italki Investe na ideia de ter um “parceiro de línguas”: você escolhe alguém para trocar informações e ajudar um ao outro. Há grupos de discussão, fóruns e murais de recado e wikis. Para os professores natos, uma boa notícia: você pode se candidatar a uma vaga no site e ganhar dinheiro ensinando pela internet.

Site em inglês que investe bastante no conceito de rede social: é possível adicionar amigos, enviar mensagens ou chamar usuários para o “Busuu Talk”, um comunicador instantâneo do próprio site. Há também uma opção de videochat.

Esse é o que tenho maior conhecimento de causa. O site tem versão em português – que é aperfeiçoada pelos próprios usuários. É organizado, bastante didático e conta com quatro frentes de ensino: primeiro, o aluno passa por slideshow com áudio, que representa uma figura e ensina como escrevê-la e enunciá-la. Depois, o aluno revê o conteúdo aprendido. No terceiro passo, o estudante deve escrever uma redação curta sobre um tema proposto pelo site e, por fim, gravar exercícios em áudio e enviar para outros usuários comentarem. Há uma barra que marca seu progresso nos exercícios e é sempre possível fazer lições extras. Se optar pela conta premium, conhecida como Gold Key, é possível ter acesso a um curso completíssimo, com aulas de vídeo e muitos exercícios. O valor é meio salgado (R$180 anuais), mas é bom ficar de olho nas promoções. Eu, por exemplo, comprei na promoção de fim de ano e paguei R$20,00 pelo acesso anual.

E você leitor do Vida Beta, conhece algum outro site? Já utilizou algum dos sites listados?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Sites para Aprender um novo Idioma Online!, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Rafael Toledo View all posts by
Programador, sobrevivente do curso de Sistemas de Informação. Músico e pseudo-blogueiro. Degustador de podcasts.
  • GrennySouza

    Mais um serviço de utilidade pública de Rafael Toledo rsrs
    Desses que você citou eu só conhecia o Livemocha.
    Usei a versão demo e gostei, mas aí chegou a época que a faculdade começou a extinguir meu tempo livre e parei de acessar.
    Não sabia que eles faziam promoções de assinaturas, vou ficar de olho pra conseguir um desconto ^^

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)