C.S. Lewis: O Sobrinho do Mago

“O Sobrinho do Mago” é o primeiro livro dos sete que compõem “As Crônicas de Nárnia” de autoria de C.S. Lewis. A obra do escritor britânico ficou mais conhecida no Brasil no ano de 2005, quando “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa” (segundo livro da série) foi adaptado para os cinemas.

A história conta as aventuras de duas crianças, o garoto Digory e a sua colega Polly. O menino possui um tio maluco que nos é apresentado como André. Ele faz experiências com dois anéis mágicos, que transportam inicialmente um porquinho-da-índia para um outro mundo. Como o animalzinho, não poderia relatar que acontecia do outro lado, o tal tio faz com que Polly vire sua cobaia. Daí por diante temos a aventura das crianças, viajando por outros mundos, entre eles uma terra desolada chamada Charn, de onde vem a Rainha Branca, a grande vilã da trama. Outro fato interessante, é que nos é contada como Nárnia é criada por Aslam, numa narrativa com claras referências ao Gênesis Bíblico. “O Sobrinho do Mago” é um livro divertido, uma espécie de fábula  (e por isso, traz alguns traços infantis), o que não tira o brilho da obra, porém, é importante se ter consciência disto antes de ler. Para quem gostou dos filmes, é leitura obrigatória, pois é através dela que se entende a origem do armário mágico encontrado por Lúcia e seus irmãos, e ainda quem é o misterioso Professor Kirke, proprietário da casa onde as crianças estão hospedadas.

Interessante que Clive Staples Lewis, apesar de renomado escritor internacional não tem o mesmo destaque na cultura pop como seu amigo Tolkien. Talvez por sua obra ter sido rotulada como Infanto-juvenil, enquanto a do criador da Terra Média foi classificada como Fantasia. Ou quem sabe ainda pelo preconceito por Lewis ser cristão (anglicano), inclusive tendo escrito (com muita propriedade) sobre temas ligados à religião, não sei ao certo. O que sei é que os nerds deviam conhecer mais a fundo a vida e a obra deste excelente autor e “O Sobrinho do Mago” é uma ótima oportunidade para começar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (3 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 3 votes)

C.S. Lewis: O Sobrinho do Mago, 10.0 out of 10 based on 3 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Robson Santos
Author: Robson Santos View all posts by
Robson Santos é formado em Letras (Português/Literatura), curte Quadrinhos, Cinema, PodCasts e Cultura Nerd em geral.