Tributo ao fim de Bleach

Olá pessoal, hoje estou aqui para compartilhar com vocês a minha tristeza. Daqui a dois dias chega ao “fim” um dos meus animes favoritos: Bleach. Talvez alguns estejam aceitando o fato como algo inevitável (e longe de mim contestar isso), mas não deixa de ser triste. Vamos fazer uma retrospectiva agora e tentar lembrar desses sete anos com um sorriso no rosto.

Death and the Strawberry

 Bleach conta a história de Kurosaki Ichigo, que após ter recebido parte do poder da Shinigami Kuchiki Rukia, se tornou um Substituto de Shinigami. Difícil entender? Vou tentar explicar. Shinigamis, ou ceifeiros de almas na tradução do anime no Brasil (eca!), são seres responsáveis por enviar a alma de pessoas mortas para um local chamado Soul Society. Mas, como nada no mundo (nem nesse e nem no outro) é fácil, os Shinigamis tem que tentar fazer isso rapidamente, pois os Hollows, que são almas que se “perderam” devido a agonia em seus corações, também correm atrás dessas almas para se alimentar delas. E é exatamente durante um ataque de um Hollow contra a família de Ichigo que a Shinigami Kuchiki Rukia aparece e, depois de um desenrolar questionável, empresta o seu poder para que ele extermine o Hollow. E assim, ele se torna um Shinigami Substituto; ou seja, ele tem poderes de um Shinigami, mas não é reconhecido oficialmente como um.

É importante citar também que na Soul Society, existe toda uma organização dos Shinigamis: Os treze esquadrões. Em quase cada um deles existe um Capitão e um Tenente e a partir deles uma hierarquia se forma. Alguns deles possuem funções especificas: como o esquadrão médico ou de tecnologia.

 

Flower on the Precipice

 Nos últimos anos o anime vinha sofrendo constantemente com relação à audiência, na verdade não só o anime, mas o mangá também estava sendo bastante questionado e tudo isso refletia diretamente nas vendas. No caso do anime não era só a audiência que preocupava, mas também outro fator que causa problemas em vários animes: a aproximação da história do anime com a história do mangá.

Explicando melhor: o anime geralmente serve para animar o que ocorre no mangá, no geral é isso, mas o problema vem no fato de que em cada episodio de anime podem ser usados três ou quatro capítulos do mangá. Sendo que cada episodio é exibido por semana e também geralmente cada capítulo de mangá também é publicado por semana, logo o Anime alcançaria o mangá. Eu vou explicar melhor sobre isso em outro texto, não se preocupem.

Enfim, para resolver essa questão séria, Bleach acabou tendo vários episódios e algumas sagas Fillers, que são aquelas criadas exclusivamente para o anime. Das 12 sagas, cinco (!!) delas foram fillers. Sem contar os quatro filmes.

Apesar de episodio Filler geralmente ser sinônimo de episodio ruim, vários episódios Fillers de Bleach conseguiram me surpreender. Os episódios Fillers de vários animes, e posso citar com certeza como exemplo os episódios fillers de Naruto, são sempre chatos, alguns até ridículos, e que parecem jogar na sua cara que eles estão fazendo aquilo realmente para distanciar o anime do mangá, sem se preocupar com o que estão fazendo. Já nos episódios de Bleach sempre tínhamos “algo a mais”: uma boa Trilha sonora dedicada, uma melhora na animação e informações extras (que apesar de ser apresentadas nos fillers eram reconhecidas como oficiais).

Apesar dos esforços da equipe de produção, o Anime acabou tendo o seu fim anunciado, deixando já na saudade os vários fãs que acompanharam a série ao longo desses anos.

Turn Back the Pendulum

 A seguir vou fazer um comentário do que mais me marcou em cada temporada do anime. Sendo que para mim, cada temporada do anime é determinada pela uma estréia de abertura nova. Vamos lá exercitar a memória, tentarei não dar Spoillers:

  • 1ª Temporada: Tudo sendo apresentado: amigos, poderes, mundos. Aqui conhecemos Ichigo, Rukia e todos os seus amigos do mundo real, além de um desafeto de Ichigo. O fim da temporada é marcado com a prisão de Rukia e o despertar dos verdadeiros poderes de Ichigo para resgatar Rukia.
  • 2ª Temporada: Porradaria desenfreada! O grupo de Ichigo invade a Soul Society para resgatar Rukia, enfrentando poderosos adversários. Os capitães também começam a se enfrentar. No fim da temporada, a pergunta a ser feita é: Ichigo conseguirá a Bankai?
  • 3ª Temporada: Começando com um episodio duplo e uma das melhores lutas de todo o anime: Byakuya contra Renji, assim podemos perceber o verdadeiro poder de um capitão e a diferenças entre Bankais. A temporada continua com mais lutas espetaculares, o resultado da missão para resgatar Rukia, a luta entre Ichigo e Byakuya e a revelação de traidores. E também começa a primeira Saga Filler.
  • 4ª Temporada: Fillers. Não há muito destaque além da trilha sonora nova.
  • 5ª Temporada: Os Fillers acabam e começa a nova saga oficial. Novos personagens e classes são apresentadas. Além de novos Bankais e Shikais.
  • 6ª Temporada: Ichigo se encontra em dúvidas sobre o seu poder, há novos (vários) episódios Fillers no meio da temporada, uma batalha de onze segundos e o fim é marcado por uma emocionante despedida.
  • 7ª Temporada: Um novo resgate começa. Tudo ocorre em um novo mundo e nele podemos acompanhar a luta do grupo de Ichigo contra o grupo dos traidores da Soul Society. E dessa vez, no fim da temporada, acompanhamos a decisão uma incrível e esperada disputa.
  • 8ª Temporada: Filler e dessa vez eu não tenho nada a comentar. Recomendo ignorar.
  • 9ª Temporada: Os capitães mostram o seu poder! E também vemos a incrível saga do passado.
  • 10ª Temporada: A guerra do inverno continua com a proteção dos pilares que servem para deixar a terra intacta durante a luta. Começam os Fillers-Canons, que são aqueles dirigidos pelo próprio autor do mangá, mesmo sendo fillers.
  • 11ª Temporada: Os fillers-Canons acabam.
  • 12ª Temporada: Começa a definição da saga, Ichigo “morre” e o seu “outro eu” assume a luta, ele não está nada feliz e demonstra isso atirando para todos os lados.
  • 13ª Temporada: As emoções tomam conta da conclusão da luta contra o traidor da Soul Society. Um poder arrasador, a revelação de um “traidor” e o poder “final” de Ichigo. Destaque para o episodio 293, um dos melhores, senão o melhor, de toda a série. Eu não consegui assistir ao episodio sentado e ainda fiquei perplexo por 5 minutos ao final dele.
  • 14ª Temporada: Novos Fillers e os rumores do fim do anime começam.
  • 15ª Temporada: Ichigo luta para reconquistar o seu poder e a série encontra o seu fim.

End of Bond 

Já foi anunciado que o mangá também se encontra na sua ultima saga, a saga que revelará toda a trama e que já começou com fatos impressionantes. A pergunta que fica é: Será que o Anime vai voltar para contar a história da ultima saga?

O meu palpite é sim. Apesar da queda nas vendas e na audiência, Bleach continua sendo uma série bem popular no Japão e fora dele. Além disso, foi uma das séries que mais vendeu nos últimos anos. Então seria lógico que eles animassem a última saga.

O real motivo do fim do anime não é divulgado. Seria a queda da audiência, a proximidade do mangá e o cansaço com as sagas Fillers ou um hiato para um retorno impactante?

O anime que vai entrar no lugar de Bleach é aparentemente curto e em minha opinião foi uma escolha ridícula para ser o substituto.

A resposta para o retorno é incerta, nada foi dito sobre isso e a única coisa que podemos fazer é esperar.

Memories in the Rain

 Bem, a única certeza fim é que a terça feira dia 27 para mim vai ser um dia marcante, o dia que eu vou deixar de acompanhar o meu anime favorito depois de anos assistindo, a saudade que vou sentir toda semana ao saber que não haverá episódios novos na terça. Mas, vou tentar me despedir com um sorriso no rosto dessa série que atravessou momentos marcantes na minha vida, que muitas vezes serviu como exemplo para obter forças ao continuar em frente em meios a caminhos difíceis, que me fez ficar emocionado muitas vezes e que apresentou músicas que ainda hoje eu ouço todos os dias.

Vou torcer para um retorno, mas por enquanto deixo aqui o meu adeus a Bleach, prometendo seguir em frente rumo a um novo ano, lembrando de todos os ensinamentos e da força que esse anime me proporcionou.

Obrigado. Obrigado de verdade.

Bem galera, esse é o texto dessa semana para o Kamui’s Brainstorm. Peço que vocês comentem aqui embaixo com sugestões e dicas para os próximos temas. E quem quiser me seguir no Twitter sou o @fabianokamui.

Um abraço e até semana que vem.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.9/10 (7 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 3 votes)

Tributo ao fim de Bleach, 9.9 out of 10 based on 7 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Colaborador
Author: Colaborador View all posts by
  • Wolney

    Fiquei surpreso por essa noticia, infelizmente vou ficar na esperança de um dia o Bleach retornar.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Que droga em cara!

    🙁

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • lucas

    nuss , acho q vou ficar mais de 1 semana pra me recuperar do fim de bleach…pow quando a pessoa segue um anime assim e acaba nuss é tenso…

    achei q ia chorar no ultimo episodio mas chorei nao…mas é um sentimento muito ruim pqp…
    mas acho q o anime ira voltar sim , pq nao é possivel bleach é muito fod4 pra acabar assim…e acho q o tite faria um epi mais emocionante pra terminar de veiz o anime…

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Yuri

    realmente queria falar para o tite kubo continuar com o anime, tem tantas coisas para se fazer com ele, até poderia ganhar mais dinheiro com ele, tantos assuntos a sem tratar… queria poder pelo menos mandar 1 e-mail ou 1 menssagem para ele para pelo menos deixar minha vontade que continue…

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Thais

    legal,gostei do texto,bem escrito e detalhado,parabens!!!!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)