oito mulheres e um segredo

Oito Mulheres e um Segredo – Mulheres Protagonistas do genero ação

O filme Oito Mulheres e Um Segredo trouxe em pauta a questão do feminismo para os estúdios de Hollywood, sempre focados no sexo masculino. Além deste mais recente caso de inversão de papeis, há outros em games e filmes consagrados do gênero masculino que também tiveram essa mudança incrível. Confira!

Oito Mulheres e um Segredo

Hollywood sofreu uma mudança significativa ao ter mulheres protagonizando filmes típicos do gênero masculino, como é o caso de Oito Mulheres e Um Segredo. O longa, que ainda está em cartaz, teve como base a franquia clássica de Onze Homens e um Segredo, de 2001, estrelada por George Clooney. Na franquia original, o personagem de Clooney, Danny Ocean, resolve roubar três cassinos simultaneamente com a ajuda de 10 especialistas.

Nesta nova versão, estrelada por grandes atrizes de Hollywood, a trama e o desenvolvimento continuam o mesmo. Porém ele permite a inclusão de outros elementos. Debbie Ocean (Sandra Bullock), irma de Danny Ocean, elabora seu plano na prisão: Roubar o colar Toussaint, avaliado em 150 milhões de dólares, no evento mais badalado de Nova York, o Met Gala. Para tanto, ela vai precisar de uma equipe de 7 especialistas. É então que ela convoca para a missão sua parceira Lou (Cate Blanchett), a golpista Constance (Awkwafina), a Hacker Nine Ball (Rihanna), a estilista Rose (Helena Bonham Carter), a joalheira Amita (Mindy Kaling), Tammy (Sarah Paulson) a receptadora, e a atriz Daphne Kluger (Anne Hathaway).

Mais que um filme, uma quebra de esteriótipos!

oito mulheres e um segredo - Star Wars

O filme foi uma opção inovadora para os produtores que buscavam explorar mais da franquia original. Porém, como mostraram os últimos filmes da franquia, continuar com os mesmos personagens talvez não desse certo. Foi então que resolveram investir em um novo público e uma história diferente. “Oito Mulheres e um Segredo” consegue revolucionar ao colocar mulheres diferentes protagonizando um filme de ação masculino.

Além de colocar mulheres como fator principal na história, ele se permite excluir típicos esteriótipos. Nesta historia, há destaque para a inteligencia das personagens e seu trabalho em equipe. É importante, ainda, ressaltar que eles não colocaram-nas em um papel romantizado ou sexualizado movido pelo sexo oposto. O filme é importante pois ajuda a abrir um leque de possibilidades para os produtores de Hollywood. Ao mostrar que mulheres não precisam ser restringidas à gêneros específicos, reforça que é possível coloca-las como pilares de diferentes gêneros e funções para uma sociedade ainda “machista”.

Star Wars: O Despertar da Força

oito mulheres e um segredo - Star Wars

Outro filme que veio revolucionar o seu campo de atuação foi o Star Wars: O Despertar da Força. Ao trazer uma personagem feminina como protagonista de um filme tradicionalmente masculino, houve uma transformação no âmbito cenográfico. Porém, introduzir a personagem feminina não foi a maior mudança. Atribuir à ela, funções “próprias” do sexo masculino em todos os filmes anteriores foi a mais significativa transformação. Rey, a protagonista, também é uma Jedi! Apesar de controvérsias, ele foi bem aceito e permitiu uma melhor inclusão e representação das mulheres na cultura Geek.

Super Princess Peach

oito mulheres e um segredo - Super Princess Peach

Outra mudança significativa de gêneros ocorreu no campo dos games, mais especificamento em Mario. Primeiro a princesa recebeu a oportunidade de se tornar jogável em alguns games da franquia. Sua inclusão mais significativa foi quando a, até então “princesa em perigo”, recebeu seu próprio titulo, o Super Princess Peach. Para melhorar, o titulo lhe deu a função de salvar Mario e Luigi, seus tradicionais salvadores! O game permitiu a inversão de papéis dando destaque para à personagem que era reduzida à um papel simplista e rebaixado.

A inclusão e o destaque para a figura feminina está começando a abraçar campos antes “dominados” pelo gênero masculino. Isto só mostra que com esforço, e auxilio dos grandes meios de influencia é possível deixar a sociedade mais inclusiva e justa, não apenas com as mulheres, mas com tudo que é julgado “diferente” ou “inferior”!

Seja você desta geração, ou da geração dos anos 90, tenho certeza que assistir Os Incríveis 2 está em seus planos, ou desejos (para quem não tem dinheiro). Pensando nisto, nós separamos tudo que você precisa saber de lançamentos envolvendo a franquia. Confira aqui!

 

Deixe uma resposta