Filme: Amistad (com spoiler)

A trama principal do filme, gera em torno de um julgamento. Vários negros sequestrados, acabam se tornando acusados pelas mortes de alguns marujos, que ilegalmente levavam todos como escravos, em condições absurdas, assassinado os doentes, estuprando as mulheres e humilhando os infelizes das piores formas possíveis.

Vale lembrar, que na época que o filme se passa, os EUA, estavam divididos entre o norte abolicionista e o sul escravista.

amistad (1)No processo, é relatado que após se livrarem das correntes, os presos conseguem se vingar, deixando para trás um rastro de sangue, com somente dois sobreviventes.

Esse navio, deveria transportar os escravos para Cuba, mas a guarda costeira americana, acabou interceptando a embarcação.  Na disputa Judicial, está, a coroa espanhola que tem como sua rainha uma criança no poder, traficantes de escravos e comerciantes americanos, que  reclamam pela posse da mercadoria humana, como era definida por eles no filme. Por outro lado, um grupo de pessoas tenta livrá-los de uma possível punição pelos atos cometidos.

Uma verdadeira batalha foi travada no tribunal de primeira instância, com a defesa brilhante de um jovem advogado especializado em imóveis, mas com determinação e boa vontade, Roger Baldwin, vence mesmo com a tentativa de manipulação do governo ao trocar o Juiz, que daria muito provavelmente a vitória aos escravos. Através do Inventário da carga, ficou claro que eles não vieram de Cuba e sim da Africa. Sem contar, que se fossem considerados “coisas”, não caberia processo, como ele próprio colocou, porque não se deve condenar objetos, ou ainda, considerados como seres humanos providos de direitos naturais, de nenhuma forma, poderiam ser propriedade de alguém.

 Mas como é sabido, sempre existe a possibilidade de apelação, e foi exatamente o que o executivo americano fez,  apelou para o Tribunal de Circuit. Após muitas tentativas, os defensores dos réus, conseguiram convencer John Quincy Adams, ex. presidente dos EUA a representá-los em mais essa etapa do julgamento. Com um discurso acalorado, mesmo levando em conta sua idade, ele chega até mesmo a citar as institutas de justiniano. Pesquisando sobre esse discurso histórico, achei dois parágrafos muito interessantes, como segue abaixo:

amisnap3

“A defesa deste nobre advogado, John Adams, é calcada nos valores da fundação do país, sobre a importância da tradição cívica republicana em Roma e nos EUA e reflexões sobre o papel da Suprema Corte americana como guardiã dos valores constitucionais. ”.

“Eu não conheço nenhum direito que se aplique ao caso dos meus clientes, salvo o direito natural e de natureza divina, sob o qual nossos pais colocaram a nossa própria existência nacional” ·

Dessa forma o julgamento termina, todos os negros ali representados pelos advogados e pelo líder do Motim, Cinque, saem vitoriosos e tem o direito de voltar para sua terra. Para concluir, achei a realização do filme muito competente, com uma ótima direção de Steven Spielberg, roteiro harmonioso, excelentes atuações, força narrativa, fotografia,etc..

Para qualquer estudante de direito como eu, uma obra obrigatória!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (3 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)

Filme: Amistad (com spoiler), 10.0 out of 10 based on 3 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Eduardo Roque
Author: Eduardo Roque View all posts by