Therion

Imaginem uma banda de Death Metal, estilo de Metal caracterizado por riffs pesados e vocais guturais extremamente agressivos, agora imagine que esta banda grava um disco sinfônico, com pouca guitarra e muitos vocais líricos. Pensou? O que você acha que os fãs dessa banda diriam? Essa é uma questão que me faço até hoje, pois foi exatamente isso que ocorreu com o Therion.

A banda é sueca e foi formada em meados de 1987 pelo vocalista Christofer Johnsson (ele é o único integrante original na banda hoje em dia). Após dois anos a banda grava sua a primeira demo e em 1991 o primeiro álbum, Of Darkness. com letras que variavam entre mitologias, ocultismo, magia, antigas tradições e escritos, e de cara, eles já tomaram o rótulo de Death Metal. Lembrem-se, death metal pelo peso e vocais guturais. Ouça esta música e veja como era o som da banda naquela época: youtube.

Os anos foram passando e a popularidade do Therion só aumentava entre os fãs do estilo, mas em 1996, com o quinto álbum, Theli, a banda parecia irreconhecível, o som era absurdamente diferente, dessa vez a banda continuou com o som pesado mas agora havia orquestra e vocais líricos nas músicas. Não sei qual foi a reação dos fãs na época, imagino que não deve ter sido das melhores.

O mais impressionante foi que nos shows não não havia playback da parte lírica, os músicos estavam presentes no palco,  tornando as apresentações do Therion quase em uma opera de Heavy Metal. Dá uma olhada nesse video da música To Mega Therion, do quinto álbum: youtube.

Com o passar dos anos e dos álbuns, o Therion foi ficando cada vez mais Metal Sinfônico e ia deixando as raízes do Death pra trás. No total são 14 álbuns, sendo o penúltimo, The Miskolc Experience, o mais lírico de todos, entre as 22 músicas deste disco duplo, apenas 6 possuem riffs de guitarra e apenas 1 delas faz você lembrar que é uma banda de Heavy Metal que está tocando. E esta é a  música: The Rise of Sodom and Gomorra.

Tenho que parabenizar o Therion pela coragem de mudar e experimentar tanto em sua música, afinal são raríssimas as bandas que conseguem passar pelas décadas sem mudar o estilo e se manter no topo, caso do Slayer por exemplo. Apesar de mudar constantemente de estilo, em momento nenhum, eu disse que o Therion se tornou uma banda ruim, pelo contrário, o nível da banda subiu muito, suas músicas são muito mais complexas e acessíveis tanto aos headbangers como aos que não são tão fãs de Heavy Metal assim.

Não deixe de ouvir a versão do Therion para O Fortuna, de Carl Orff: youtube

Therion

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)

Therion, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Comente também por aqui:

comentário(s), com aplicativo do Facebook.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Digg
Thiago Miro
Author: Thiago Miro View all posts by
Técnico em química, fanático por música, principalmente Heavy Metal, diria que 99% das minhas músicas são desse estilo. Fanático por séries e podcasts, o que me me tornou uma pessoa sem vida.
  • Pingback: Telhacast – Telhacast #29 – Caverna do Dragão()

  • Thiago, por que algumas mulheres estão vestidas de homens? Ou tentando parecer homem?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Thiagomiro

    Vai entender… Nos anos 80, quanto mais mulher os homens pareciam mais macho eles eram, exemplo do bon jovi, mutley crue. Neste caso acho que é só uma roupa de ópera.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  • Lopel1997

    o tabarel so tem duas mulheres na banda

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)